ADIRA A UM PLANO REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO.
A MÉDIO/LONGO PRAZO, OS RESULTADOS SERÃO REAIS E DURADOUROS!
No nosso corpo temos 2 tipos de fibras musculares:
1. a fibra branca ou fibra tipo II, que está envolvida sobretudo no desenvolvimento rápido de força e em actividades que requerem muito dos músculos. Neste tipo de fibra existem ainda os seguintes subgrupos: fibras do tipo IIb, IIa e IIc. Este tipo de fibra é desenvolvida em actividades de velocidade e de potência (por exemplo: velocistas);
2. a fibra vermelha ou fibra tipo I, que é fina e lenta, activada em movimentos musculares de pequena intensidade. É uma fibra que é desenvolvida por actividades de media/longa duração e de baixa intensidade (ex.: maratonistas).
A proporção de cada tipo de fibra no ser humano deve-se muito ao factor genético. Daí a propensão de determinados individuos para o desenvolvimento de melhores resultados numas actividades e noutras não. No entanto, existem casos de transformação de fibras brancas (tipo II) em fibras vermelhas (tipo I) pelo treino de resistência e endurance de atletas de alto rendimento. Se o treino de resistência for interrompido, a fibra volta no entanto à sua condição inicial. O caso contrário já não se verifica, isto é, a transformação de fibras vermelhas em fibras brancas (ao contrário da resistência, a velocidade não pode ser adquirida por tempo comparável de treino, sob condições de variação de estímulos).
(Weineck, 1999)
CASO NÃO TENHA NENHUMA CONDICIONANTE FÍSICA, INICIE JÁ O SEU TREINO!
|