[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Há menos liberdade online



Olá ,

A Internet já foi mais livre do que o é hoje. Ora veja:

 

Relevante por cá

 

Há menos liberdade de acesso à internet no mundo. Quem o diz é a Freedom House, que destaca recuos na Líbia, Ucrânia e França. Este foi também o quinto ano consecutivo em que se registaram mais restrições no acesso à internet. « Quase seis em cada dez pessoas (58%) em todo o mundo vivem num país onde internautas ou 'bloggers' foram presos por terem partilhado online conteúdos de cariz político, social ou religioso ». diz o relatório. Para reflectir.

 

Quais são as aplicações certas para apostar numa alimentação saudável na perda de peso? Esta foi a questão que colocámos à Diana Lopes, do Plano D. A Diana baseia-se na sua própria experiência para nos fazer recomendações realmente úteis e eficientes. « Nos dias de hoje somos cada vez mais tecnológicos e muitas vezes utilizamos os nossos gadgets para melhorar o nosso dia-a-dia. Claro está que fitness e alimentação saudável não são excepção. Há 4 aplicações que estão sempre comigo, no meu telemóvel ».


Honor 5X: assim se chama o novo telemóvel da Huawei, que vai estar disponível em 2 versões. As características não são nada de deitar fora: 2/3 GB de RAM, 13 MP e octa-core (1.7 GHz). Se o que o Joel Pinto diz se confirmar, a versão de 3 GB deverá custar €220. Mas talvez seja melhor aguardar por uma confirmação oficial da Huawei.

 

Ver demasiada televisão está associado a algumas causas de morte. As conclusões vêm de um estudo norte-americano que encontrou uma relação entre passar muito tempo à frente da televisão e as principais causas de morte no país. « Além do risco de cancro e de doenças cardiovasculares, já bem documentado, o trabalho sugere que o comportamento também aumenta a propensão para diabetes, pneumonia, doença de Parkinson e doenças do fígado ».

 

O CHAPAS é um projecto português para serviços de eGovernement, pensado para proteger a privacidade nos serviços aos cidadãos. Foi desenvolvido por três investigadores da Universidade de Aveiro. Segundo a ComputerWorld, contudo, encontra-se parado: « precisa de uma entidade nacional para federação de serviços ». Vale a pena ler o trabalho do João Nóbrega.

 

Temos um BQ Aquaris M5 para oferecer. A oferta vai ser válida até ao dia 3 de Novembro e está aberta a todos os utilizadores com conta no Instagram. O João Fonseca diz-lhe tudo o que precisa de saber sobre como participar (além do telemóvel, temos também uma Powerbank da TP-Link para oferecer).

 

Encerrou uma fábrica de produção de ecrãs na China devido à quebra de vendas do iPad. A Coretronic, parceira de produção da Apple, tem mais de 1500 funcionários e já produziu mais de um milhão de unidades por mês. A empresa « não só parou a produção como iniciou o procedimento administrativo para liquidar os seus activos por falência ».

 

Em contrapartida, o iPhone encontra-se de boa saúde. A Apple registou uma subida de 30% nos seus lucros graças ao sucesso dos novos iPhones na China. Há ainda uma segunda boa notícia para a empresa no meio disto tudo: « tanto os lucros como as receitas excederam as expectativas dos analistas de Wall Street ».

 

A BoomApp quer ser o Shazam dos vídeos e imagens. E é portuguesa, com certeza. Como funciona: tira uma fotografia à capa de um livro, associa informação relevante à imagem e disponibiliza-a online. Quem tirar uma fotografia à mesma capa, ou a alguma imagem igual que também se encontre nessa capa, vai encontrar a informação que criou. À imagem é possível associar « links, outras imagens, vídeos, ficheiros ou até motores de busca que ajudam a pesquisar informação em repositórios relacionados ». Vale a pena aprofundar detalhes.

 

O Ink Mapping é um projecto português que 'dá vida' às tatuagens. O conceito é simples, mas visualmente espectacular: utiliza os corpos tatuados como telas de projecção de vídeo. Um projecto do colectivo Oskar & Gaspar, que nos é apresentado pela Mariza Figueiredo da High Tech Girl. « Os jogos de luzes destacam as formas e criam noções de movimento ».

 

Estarão os utilizadores a abandonar o Android pelo iPhone? Tim Cook, CEO da Apple, diz que sim. De acordo com os dados dos resultados do Q3, « um terço dos novos iPhones vendidos são para utilizadores que vêm do ecossistema Android ».

 

As vítimas de cibercrime vão ter direito a apoio. A iniciativa vem da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e conta com o apoio da PJ e da Procuradoria-Geral da República. Na origem da iniciativa está o aumento do número de pedidos de ajuda junto da APAV, diz hoje o Público.

 

O fim do roaming vai prejudicar os portugueses. Quem o diz é a Associação Portuguesa dos Operadores de Comunicações Electrónicas. A lógica da afirmação: os consumidores do Norte da Europa consomem mais dados/tráfego, o que se poderá traduzir em desvantagens em países com elevada afluência turística - como é o caso de Portugal. « Os países com maior afluência turística, como é o caso de Portugal, deverão esperar um aumento acentuado do tráfego pelos clientes estrangeiros em território nacional ».

 

 

Lá fora

 

Tem a certeza de que quer clicar ali? A questão em tom de alerta é do Jon Chase do Men's Journal Tech. Essencialmente apela a um maior bom senso e precaução antes de clicar em qualquer ligação que lhe seja convidativa. « So here's the drill. See a link? Hover over it before clicking and see where it leads. If it's straightforward and familiar — citibank.com, for example — carry on. If it's shortened, right click and copy the address and then paste it into the search bar sitecheck.sucuri.com to see the full expanded address. If it's something else entirely, hit up urlvoid.com and do the same and s ee if it gets flagged. If not, then surf away in confidence that you are in shark-free waters ». Leitura breve e recomendada.

 

Um locutor de rádio britânico assistiu à estreia mundial do novo 007 com um bilhete falso. Segundo James Ware, para assistir à estreia do novo filme de James Bond bastou um smoking e tempo investido no Photoshop. A aventura foi partilhada ontem no Youtube e já conta com mais de 300 mil visualizações.

 

O Facebook está a desenvolver inteligência artificial capaz de descrever imagens a pessoas cegas. A tecnologia ainda precisa de ser aperfeiçoada, mas os primeiros passos já foram dados. « He runs an artificial intelligence tool under development at Facebook, and after analyzing the photo, the t ool goes a long way towards describing it. The scene is outdoors, the AI says. It includes grass and trees and clouds. It’s near some water. King can’t completely imagine the photo—a shot of a friend with a bicycle during a ride through European countryside—but he has a decent idea of what it looks like ».

 

Inicialmente as tecnologias surgiram para nos poupar tempo. Mas se estiver a ler isto num intervalo do seu trabalho, contudo, sabe bem que isto não é bem verdade. « In the digital age, time is a precious commodity. Many technological innova tions, from email to instant messengers to productivity apps, promise to make our lives faster, easier and more efficient ». Um texto da Judy Wajcman, na Quartz. Recomendado.

 

Até amanhã,

Lauro Lopes

---

Telemoveis.com

FACEBOOK |TWITTER |INSTAGRAM |LINKEDIN


Powered by: mindshaker
Esta Newsletter está a ser enviada para: esi_as@teotonio.ipv.pt
Para ser removido da lista de distribuição desta newsletter, clique desistir
Esta Newsletter é publicada pelo Telemoveis.com, um projecto mind-shaker.com
Se tiver comentários relacionados com esta Newsletter, contacte-nos através de webmaster@telemoveis.com